4 Razões para ler J.R.R. Tolkien
Olá querido leitor!
Hoje vamos começar uma jornada épica pelo mundo fantástico de J. R. R. TOLKIEN.
Ler as obras do pai da fantasia moderna é, acima de tudo, fazer um bem danado a si mesmo, pois certamente sua narrativa riquíssima irá expandir seus horizontes literários e te levar a um novo degrau no mundo imaginário.
Há quem diga que é um desafio ler suas obras pois podem parecer densas e eruditas, mas não é bem por aí. É mais parecido com desbravar um linda montanha, passo a passo, curtindo a jornada e surpreendendo-se com muitos detalhes impressionantes. É um caminho de muita beleza em que por vezes, durante as leituras, você se encontrará sorrindo, impressionado e também sofrendo e isso as leituras ainda mais interessantes. É uma experiência inesquecível, e é justamente por esse motivo que queremos te apresentar 4 razões para ler as obras de J.R. R. TOLKIEN
1 – Admiráveis histórias de aventura
Talvez seu contato com as obras de Tolkien seja apenas pelas famosas produções de cinema, pela atual série da Amazon ou, quem sabe, por outras adaptações como jogos de tabuleiro e videogames, o que já é um ótimo passo para adentrar no mundo imaginário da terra média. Porém, o mundo de Tolkien vai MUITO além disso. Ler suas obras é garantia certa de se deparar com incríveis e emocionantes histórias de aventura, batalhas épicas, criaturas malignas e muitos laços de amizade que irão te inspirar. Se você ama esses elementos, Tolkien será seu autor favorito, principalmente se começar por alguns livros como: O Hobbit, A trilogia de O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, Contos inacabados e as pequenas histórias apaixonantes como: Roverandom, Ferreiro de Bosque grande, Mestre Gil de Ham e, o que a criançada também adora, O Mr Bliss.
2 – Personagens fascinantes
Um dos imprescindíveis elementos de uma boa literatura fantástica são os seus personagens, e nisso o pai da fantasia moderna é impressionante. Cada personagem é muito bem desenvolvido e repleto de características que ao longo da leitura nos identificamos muito, afinal quem nunca quis se encontrar ou se encontrou no estilo de vida do Bilbo Bolseiro ou que nunca teve ou tem amigos como Frodo. Enfrentar um mal tão bem construído como Sauron é de arrepiar. E não é só isso, a cronologia étnica é riquíssima com uma infinidade de personagens marcantes e únicos que se distribuem desde os Valar, Anões, Elfos, Hobbits, Goblins, Balrogs, Homens e muitos outros
Tolkien é, simplesmente, um GÊNIO!
3 – Riqueza em detalhes
Uma das grandes características de Tolkien é o seu esmero com os detalhes, o que torna suas obras ainda mais imersivas, por diversos momentos o leitor se sente muito dentro da história, isso é impressionante. Uma boa dica é você ler a biografia dele ou assistir ao filme que nos aproxima um pouco mais de toda sua genialidade com os detalhes. Ele criou todo um universo, uma dimensão perfeita onde tudo se sustenta e que, grande parte, é repleto de mitologias, linguística própria e comunicável, além de uma geografia caprichosa, que só ao navegar nos livros você irá conhecer.
4 – Lições de Vida
Com olhar atento e imerso na leitura é certo que você irá extrair grandes ensinamentos das suas obras, inclusive vindo através de personagens como o próprio Mago Gandalf, que em diversos momentos nos provoca a uma reflexão sobre coragem, persistência e esperança. Em praticamente todos os livros é possível encontrar oportunas lições que nos inspiram e nos encorajam! Vale cada segundo da sua vida a leitura dessas obras.
As obras de Tolkien são tão apreciadas em diversas partes do mundo, que foi instituída uma data especial para lembrá-las, que é o dia 25 de março. O porque dessa data é super interessante, pois coincide exatamente com o fim da Guerra do Anel e a Queda de Sauron baseado, obviamente, no calendário da obra. Demais né?
Agora é sua vez de embarcar nessa longa jornada de LER TOLKIEN!
Indicação de Leitura: O Senhor dos Anéis
Sobre o autor:
Este texto foi escrito por Rodrigo Sousa.
Rodrigo Sousa é um paraibano residente em SP que compõe, canta, fotografa e cultiva bonsai. Entusiasta de literatura fantástica, ama falar sobre obras de J.R.R. Tolkien, C S Lewis e Game of Thrones. Além disso, é um grande apreciador do universo de Cavaleiros dos Zodíacos e jogos de tabuleiro.