Uma viagem pelo aranhaverso

Não é segredo que o Homem-Aranha é amado pelo grande público. A clássica versão criada por Stan Lee e por Steve Ditko, o Aranha do desenho de 2008, o Cabeça de Teia dos jogos da Insomniac, o Aracnídeo interpretado por Tom Holland. E aqui só falei do Peter Parker. Tem Miguel O’Hara, Miles Morales, Gwen Stacy, Jessica Drew e tantos outros. 

Já fazem quase 30 anos desde a primeira vez que fizeram algo envolvendo Homem-Aranha e multiverso. Colocaram múltiplos Aranhas multiversais para se encontrar e interagir, de forma que pudessem trabalhar juntos. Talvez você já tenha visto uma ou duas histórias cinematográficas do Cabeça de Teia com essa temática por esses tempos.

O Homem-Aranha tem se aventurado em narrativas envolvendo realidades paralelas e multiverso com uma frequência crescente nas histórias temáticas de Aranhaverso, em que duas ou mais versões do herói se encontram e a jornada acontece. Conheça agora os principais e mais relevantes momentos em que isso ocorreu. 

Homem-Aranha: A Série Animada (1994-1998)

O primeiro team-up multiversal de Cabeças de Teia ocorreu neste icônico desenho. No arco Guerras Aranha, o herói da série é levado a uma Terra paralela. O Peter desse mundo enlouqueceu após descobrir que poderia ser um clone, e unido ao simbionte do Carnificina, essa versão faz um dispositivo para destruir todo o multiverso. Diante desse cenário, o Aranha da série é designado para liderar uma equipe de Peters Parkers de outras terras para impedi-lo.

Disponível no Disney+, episódios 12 e 13 da quinta temporada.

Spider-Man: Shattered Dimensions (2010)

O segundo encontro multiversal de Aranhas aconteceu nos games. O jogo começa com Mysterio tentando roubar a Tábua da Ordem e do Caos. Durante a luta para impedir o vilão, o Espetacular Homem-Aranha acidentalmente quebra o artefato e os pedaços se espalham por quatro realidades. A Madame Teia, então, convoca o Espetacular e os Aranhas Ultimate, Noir e 2099 para recuperar os fragmentos em seus respectivos mundos.

Curiosidades:

– Os quatro atores de voz dos Aranhas já emprestaram suas vozes para o personagem pelo menos uma vez previamente:

* Neil Patrick Harris (Espetacular) trabalhou em Homem-Aranha: A Nova Série Animada (2003)   

* Christopher Daniel Barnes (Noir) trabalhou em Homem-Aranha: A Série Animada

* Dan Gilvezan (2099) trabalhou em Homem-Aranha e seus Amigos (1981-1983)

* Josh Keaton (Ultimate) trabalhou em O Espetacular Homem-Aranha (2008-2009)

Lançado para Nintendo DS, PlayStation 3, Nintendo Wii. Xbox 360 e PC. A versão digital não está disponível em nenhuma loja por conta do fim da licença da Activision com a Marvel.

Spider-Man: Edge of Time (2011)

Nessa sequência do jogo de 2010, os Aranhas Espetacular e 2099 retornam em uma trama que envolve viagem no tempo. Quando o cientista Walter Sloan volta no tempo para fundar a empresa Alchemax antes do que ela foi originalmente estabelecida, a existência do Aranha Espetacular entra em risco e o presente do 2099 é alterado. 

Descobrimos que os dois não são de universos paralelos, mas do mesmo, só que em pontos temporais distintos. Resta aos heróis trabalharem juntos novamente para impedir que suas realidades sejam apagadas.

Lançado para PlayStation 3, Nintendo Wii, Xbox 360, Nintendo DS e 3DS. A versão digital não está disponível em nenhuma loja por conta do fim da licença da Activision com a Marvel.

Homens-Aranha (2012)

Aqui temos o primeiro encontro da Terra-616 das HQs e do Universo Ultimate, além do primeiro Aranhaverso nas HQs. Após cair em uma fenda que o leva a Terra-1610, o Peter 616 descobre que seu sósia morreu e o Homem-Aranha é agora um jovem chamado Miles Morales. 

Em meio as surpresas e diferenças desse mundo, Parker tenta voltar para casa enquanto Mysterio planeja deixá-lo preso lá. Essa série recebeu uma continuação em 2017 intitulada Homens-Aranha II. (Ela não terá um espaço próprio neste texto por não envolver Aranhas de universos diferentes).

Publicado no Brasil em Homens-Aranha: Mundos Colidem e em Os Heróis Mais Poderosos da Marvel n° 88 – Miles Morales – Homem-Aranha Ultimate.

Spider-Man Unlimited (2014-2019)

Esse é um jogo mobile endless runner feito para promover o vindouro evento das HQs, baseado vagamente na premissa dele. No enredo do game, um Sexteto Sinistro multiversal está invadindo várias realidades, e em resposta, a S.H.I.E.L.D. recruta Aranhas por todo multiverso para contra-atacar. 

O game tinha mapas diferentes, missões especiais, momentos de “balanço de teia” e vários vilões adicionados com o tempo. Não faltavam Aranhas masculinos, femininos, monstruosos, tipos de Venom, vilões em versões boas na equipe do jogador e uma estética bem HQ (com balões e tudo).

Lançado para iOs, Android e Windows Phone. Foi descontinuado em 2019,

Aranhaverso (2014-2015)

Chegamos ao evento que nomeou essa categoria de histórias do Amigão da Vizinhança. Por todo o multiverso, o número de indivíduos Aranha existentes tem diminuído silenciosamente. Um Homem-Aranha chamado de Superior descobre essa trama, e decide dar um fim aos assassinatos de Aranhas. Então, ele parte pelos universos para juntar uma super equipe de outros Cabeças de Teia, para que juntos lutem contra os Herdeiros, vampiros que se alimentam da força vital de seres vivos, que são os autores dessas mortes dos Aracnídeos.

Curiosidades:

– Dan Slott, o roteirista das sete HQs principais desse evento, foi justamente um dos roteiristas de Shattered Dimensions.

– Por mais que o evento tenha sido o maior encontro de Aranhas até então, algumas versões não foram utilizadas: o Aranha-Zumbi foi vetado pela Marvel, os Aranhas do Tobey Maguire e do Andrew Garfield não puderam participar por questões envolvendo a Sony.

Publicado no Brasil em Homem-Aranha: Aranhaverso (Marvel Essenciais) (edições núcleo do evento) e em O Espetacular Homem-Aranha: Prelúdio Para O Aranhaverso Vol.3 (esse volume contém algumas das edições adicionais pertencentes ao evento). (As demais histórias dentro desse evento estão carecendo de republicação no Brasil, mas o link abaixo informa as edições que compõem esse acontecimento)

Link do site da Marvel (em inglês) com a ordem de leitura individual das edições dentro desse evento: https://www.marvel.com/comics/discover/1020/spider-verse-the-complete-event  (Só deixaram escapar o prelúdio Free Comic Book Day 2014 – Guardians of the Galaxy #1).

Ultimate Homem-Aranha (2012-2017)

Voltando para a tv, esse desenho apresenta dois arcos e um episódio solo em que um Aranhaverso acontece. O primeiro episódio com essa temática foi exibido em 2014, poucas semanas após o fim do evento nas HQs. 

No arco denominado “O Aranha-verso”, o Duende Verde quer aprimorar sua forma monstruosa. Para fazer isso, ele utiliza o artefato Portal do Destino e viaja por seis universos para roubar o DNA de seus respectivos Aracnídeos. Ao saber do plano, Peter persegue o vilão por várias realidades, conhecendo o Aranha 2099, a Garota-Aranha, o Aranha Noir, o Porco-Aranha, o Cavaleiro-Aranha e Miles Morales durante essa missão. 

No episódio chamado “Longe de Casa”, por algum motivo desconhecido ao Miles, o Duende Verde do universo dele é levado para outra Terra durante uma luta. Morales segue sua vida, até que Peter faz uma visita. Ele pede ajuda ao Miles para combater o Duende que foi enviado para a Terra principal do desenho. 

O arco “O Retorno ao Aranha-verso” inicia com as consequências da destruição do Portal do Destino: se os fragmentos do artefato não forem recuperados a tempo, as realidades vão começar a se chocar e os universos serão destruídos. Peter e Miles partem em uma aventura para recuperar os fragmentos e encontram surpresas e vários Aranhas novos pelo caminho.

Curiosidade:

– Miles tem dois atores de voz na série. O primeiro foi Donald Glover, que mais tarde interpretaria Aaron Davis, tio do Miles, em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Disponível no Disney+, episódios 12 ao 15 da terceira temporada, episódios 3 e 16 a 19 da quarta temporada.

Aranhaverso – Guerras Secretas (2015)

Temos aqui uma minissérie dentro do mega evento Guerras Secretas. Após o multiverso ser destruído, ele é recriado em um planeta chamado Mundo Bélico, onde coexistem vários territórios nomeados de Domínios. Cada Domínio representa vagamente uma ou mais terras do Multiverso. 

A HQ é situada em Arachnia, um Domínio que é igual a Nova York da Terra-616, com a diferença que após a morte da Gwen Stacy, o Homem-Aranha desaparece, não descobrem que Norman Osborn foi o assassino da moça, e anos depois, ele é o prefeito da cidade. Mulher-Aranha, Aranha Noir, Aranha Índia, Garota-Aranha, Aranha Britânico e Porco-Aranha, os Guerreiros da Teia, aparecem nesse lugar estranho e tem que lidar com Osborn e com as forças que governam o Mundo Bélico. 

Publicada no Brasil em Guerras Secretas: Homem-Aranha n° 3.

Guerreiros da Teia (2015-2016)

Guerreiros da Teia é uma equipe formada para suprir a necessidade de proteção de múltiplos universos que perderam seus Aranhas antes e durante o evento “Aranhaverso”. Com as Guerras Secretas, a equipe ficou isolada atuando somente em Arachnia. 

Eventualmente, o Multiverso é restaurado e os heróis retornam ao trabalho de guardar aquelas várias realidades e aqui essa série começa. Um tempo depois de se estabelecerem como os heróis desses mundos, surge o primeiro desafio deles: uma aliança multiversal de Electros, que está atacando e conquistando essas Terras indefesas.

Publicado no Brasil em Homem-Aranha – Aranhaverso 8 a 12, 14 a 18.

Mulheres-Aranha (2016)

Nessa história, Teia de Seda e Mulher-Aranha, ambas da Terra-616, ficam presas na Terra da Gwen-Aranha. Juntas, as três têm que lidar com a organização criminosa S.I.L.K. e sósias mal-intencionados desse mundo.  

Publicado no Brasil em Homem-Aranha – Aranhaverso 13 e 14.

Aranhagedom (2018)

Na sequência de Aranhaverso, os Herdeiros retornam para se vingar do Exército Aranha após sua derrota no evento de 2014, prometendo acabar com todos os Aranhas de uma vez por todas.

Publicado no Brasil em Homem-Aranha: Prelúdio para Aranhagedom, Homem-Aranha: Aranhagedom 1 a 3, Gwen-Aranha: Aranha-Fantasma n° 1

Link do site da Marvel (em inglês) com a ordem de leitura individual das edições dentro desse evento: https://www.marvel.com/comics/discover/1395/spider-geddon-the-complete-event (Só ficou faltando o Superior Spider-Man Vol 2 n° 1).

Curtas de animação que funcionam como prelúdio para a história núcleo:

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Em uma Terra adaptada do Universo Ultimate, Wilson Fisk constrói um acelerador de partículas para tentar atrair versões alternativas de sua esposa e de seu filho falecidos. O colisor é ativado e entra em contato com cinco realidades. O Homem-Aranha tenta parar a máquina com um pendrive, mas é o Duende Verde que faz isso quando ele expõe o herói ao feixe do acelerador, o que causa a destruição dele. A máquina puxa certos indivíduos de outros universos se o laser entrar em contato com DNA relacionados a eles.

Os Aranhas daquelas cinco Terras são levados à Terra Ultimate. Eles se encontram com Miles, que tomou para si a responsabilidade de ser o novo Homem-Aranha após a morte de Peter, que entregou para o garoto o pendrive capaz de destruir o acelerador. Os Aranhas visitantes lentamente morrem por permanecer nesse universo. O Miles pede ajuda deles para consertar o pendrive e promete enviá-los para suas casas antes de destruir a nova máquina que o Rei do Crime está construindo. Temos então cinco Aranhas veteranos e um Aranha iniciante que precisam trabalhar juntos para conseguirem vencer.

Aranhaverso: Aranha Zero (2019)

Situada após o Aranhagedom, acompanhamos uma aventura multiversal do Miles para restaurar a Teia da Vida e do Destino, um construto que funciona como um modelo para o multiverso e que permite as viagens entre realidades.

Publicado no Brasil em Aranhaverso: Aranha Zero.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

Após ter sua identidade secreta revelada para o mundo pelo Mysterio, Peter Parker tem que lidar com as consequências disso em sua vida e na vida de seus entes queridos. Ele pede ajuda ao Doutor Estranho, que lança um feitiço para que todas as pessoas do mundo esqueçam que Peter Parker é o Homem-Aranha. 

Durante a realização do feitiço, Peter atrapalha Strange pedindo para que várias pessoas sejam excluídas do efeito da magia, o que desestabiliza o feitiço e o modifica. O feitiço passa a levar indivíduos de outros universos que sabem que Peter Parker é o Homem-Aranha para essa Terra. Strange contém o feitiço, mas alguns vilões de duas Terras chegam antes disso, assim como os Aranhas que pertencem a elas. Temos a reunião de três Peters para combater os vilões.       

Spider-Verse Unlimited (2022-)

A proposta dessa série é apresentar histórias inéditas de Aranhaverso sem que todas as edições sejam conectadas, assim como a série como um todo. Funciona como uma antologia.

Disponível apenas no serviço Marvel Unlimited (em inglês).

O Fim do Aranhaverso (2023)

Os Aranhas entram em apuros mais uma vez nessa sequência de Aranhagedom, que também é a conclusão da Saga Aranhaverso nas HQs. A deusa Shathra ressurge com a intenção de substituir a Teia da Vida e do Destino por seu Grande Ninho. Para fazer isso, ela pretende matar ou corromper muitos indivíduos Aranha e ela tem um que está especialmente em sua mira: o Homem-Aranha da Terra-616.

Nenhuma das edições do evento foi publicada no Brasil até o momento. O evento acontece em Spider-Man Vol. 4 do 1 ao 7. E ainda tem um prelúdio chamado Edge of Spider-Verse (2022) com cinco edições. 

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)

Continuação do filme de 2018. Miles conhece a Sociedade Aranha e seu líder, Miguel O’Hara. Quando uma grande ameaça surge, Morales e a Sociedade entram em conflito sobre como lidar com suas consequências.

Homem-Aranha: Além do Aranhaverso (2024)

Falar qualquer coisa sobre como será esse filme necessita de spoilers de Através. Vou somente dizer que será uma continuação direta.

Bônus

Venomverso (2017)

Até esse vilão do Cabeça de Teia entrou em uma aventura com vários de seus iguais multiversais. Venom é arrastado para uma realidade paralela repleta de simbiontes de vários universos. Entre eles estão diversos heróis e vilões Marvel “venomizados” mobilizados para combater os Peçonhentos, uma espécie alienígena que é inimiga natural dos Klyntar (nome da espécie dos simbiontes). A série continua em Venom/ X-Men: Peçonha-X e depois em Venomizados. (Elas não terão um espaço próprio neste texto por não envolver Venoms de universos diferentes, mas a saga completa estará no link abaixo).

Publicado no Brasil em Venomverso – Convocação e Venomverso – Guerra.

Link do site da Marvel (em inglês) com a ordem de leitura individual das edições da saga: https://www.marvel.com/comics/discover/1197/venomverse-saga

Como disse no início do texto, abordamos apenas as principais e mais relevantes histórias de Aranhaverso, mas ainda tem outras. Nas HQs têm Marvel’s Voices: Spider-Verse e Enter the Spider-Verse, algumas nos games estão em Avengers Alliance 1 e 2, em Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order e em LEGO Marvel Super Heroes 2. 

Então, chegamos ao fim dessa viagem. Espero que você escolha ver alguma dessas histórias na íntegra e se aventure por esse vasto Aranhaverso.

Sobre o autor:

Guilherme Scholtz é um orgulhoso membro dos fandoms da Marvel, da DC e de Star Wars desde criança. Fascinado por bateria, dinossauros, aeronáutica, astronáutica e games. Telas, páginas e imaginação são seus veículos para fazer algo que ama: viajar no tempo e no espaço pelos mais variados universos, dimensões, realidades e histórias da cultura pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *