A mim, meus X-men: Tudo que rolou no X-men 60 Years
Sobre o evento:
Nessa quinta-feira (16/03/2023) às 20h (no horário de Brasília), a Marvel abriu um evento comemorativo de 60 anos de X-Men. Com convidados de luxo, informações relevantes e muita, mas muita nostalgia para os fãs.
Entre uma partida e outra de trivia, o evento nos trazia escritores da linha X, como, por exemplo: Chris Claremont, Grant Morrison e Hickman, para trocarem ideias sobre a relevância de X-Men no decorrer desses 60 anos de história.
Além disso, não só escritores, mas também contamos com a presença da nova produção de X-Men’97, que trouxeram novidades para aquecerem os corações ansiosos do público.
Pensando nisso, o contemporama fez uma cobertura para você ficar por dentro de tudo que rolou.
Sobre HQS e eventos.
Entre os anúncios de títulos relacionados aos mutantes, tivemos o retorno do Uncanny Avengers, escrito pelo Gerry Duggan e desenhado pelo Javier Garrón. Esse tíltulo mistura as equipes X-Men e Vingadores em narrativas frenéticas e impactantes. Para esta edição da HQ a trama foi descrita da seguinte forma pelo autor:
“Fall of X será um ponto de virada na franquia X-Men… Os eventos devastadores do Hellfire Gala e as consequências da queda exigirão o retorno dos vingadores… Pessoas inocentes e líderes mundiais serão mortos após ataques simultâneos aos Estados Unidos e Krakoa… Ataques de bandeiras falsas para estimular a histeria anti-mutante… O novo esquadrão da Marvel incluirá Steve Rogers, Vampira, Deadpool, Mercúrio, Monet e Psylocke”
Um outro anúncio feito foi de uma one-shot sobre o Hellfire Gala.
Bom, caso você não saiba, o Hellfire Gala é um evento anual onde os mutantes e convidados vips celebram a existência de Krakoa como nação mutante. Nele vemos nossos personagens usarem trajes diferenciados, interagirem com pessoas famosas do mundo real, revelarem o resultado das eleições para a nova equipe protagonista das HQ’s dos X-Men e fazerem anúncios que comprometem a linha X em um certo nível.
Em 2021, os mutantes terraformaram Marte (agora chamado de Planeta Arakko, fazendo uma leve referência a Duna de Frank Hebert), em 2022, foram revelados para a humanidade os protocolos de ressurreição mutante, que acabou influenciando no motivo para os Eternos travarem uma guerra contra os X-Men e os Vingadores em Jugdment Day… então acho que podemos criar altas expectativas para um Hellfire Gala, que acontecerá no princípio da Queda do X e antecederá Uncanny Avengers.
Junto da HQ, também tivemos a previsão de um Hellfire Gala da vida real, que acontecerá na Comic-Con em San Diego. Então, você nerd, que curte X-Men e que vai estar na San Diego Comic-Con 2023, já pode ir pensando no traje que mais se adequa ao seus poderes.
Sobre a nova fase.
Desde o final de 2019, os X-Men tem vivido uma de suas melhores eras, e temos acompanhado isso de perto; vimos a fundação de Krakoa em Dinastia X, seu estabelecimento e força no cenário mundial em Alvorecer do X. Já em 2022, acompanhamos os mutantes caminharem por caminhos mais estreitos no Destino de X, porém agora, depois dos Pecados de Sinistro, viveremos Fall of X (A Queda do X, em livre tradução).
Quando questionados sobre a nova fase, os editores Jordan D. White e Lauren Amaro responderam:
“Fall of X será difícil para os mutantes. As coisas têm sido relativamente boas para eles… Quero dizer, eles enfrentavam seus problemas, mas ainda tinham a sua nação, já agora o caminho será sombrio… Isso vai impactar toda a linha mutante… Na verdade, qualquer livro que tenha mutantes será mais soturno” – Jordan D White
“Pecados de Sinistro trará sérias consequências… conhecemos quatro Sinistros e cada um tem um objetivo… O Sinistro clássico que lida com humanos e pós-humanos, outro lida com magia, outro lida com o cosmos, isso significa muito caos para os mutantes” – Jordan D White
Já Lauren, nos incentivou a prestarmos atenção nas coisas que antecederão a Queda de X e nos alertou sobre mutantes como, Apocalipse e Kate Pryde receberem mais destaque. Para os fãs, isso, a princípio pode soar bem, afinal, a negligenciada Kate terá mais destaque, e depois de dois anos o En Sabah Nur (ou apenas “: A :”) vai retornar em Arautos do Apocalipse (também em livre tradução), mas levando em consideração que será uma fase mais sombria, talvez, devêssemos temer mais do que vibrar por esses personagens.
Sobre X-Men’97
E por último, mas não menos importante, trazemos notícias sobre X-Men’97. Anunciada na Comic-Con 2022, entretanto sem muitos detalhes, fora as fotos vazadas no twitter em baixa qualidade, tínhamos a confirmação de que a série animada ganharia uma nova temporada no outono de 2023. No evento de quinta-feira (16), além de um rápida imagem que mostrava o Wolverine, Ciclope, Vampira, Jubileu e um Sentinela, e a descrição de que a animação focará bastante em temáticas contra racismo, nós tivemos uma sinopse:
“Alguns meses depois, com o professor Xavier no espaço com Lilandra… Tempestade e Wolverine tentam continuar os X-Men. Magneto se oferece como substituto do Xavier e Sinistro tem planos para acabar de uma vez com os X-Men” – Beau DeMayo
“Alguns personagens como Jean e Scott, ou Vampira e Gambit acreditam ser possível viver a vida que desejam. Já Morpho e Bishop serão personagens regulares.” – Beau DeMayo
Bom, diante dessas informações, os fãs podem ir montando o quebra cabeça e tentando descobrir sobre qual arco dos quadrinhos a nova temporada vai tentar se basear. É válido lembrar que uma adaptação não necessariamente precisa ser idêntica ao conteúdo base, vários arcos podem estar misturados, sofrerem alterações e ainda assim serem muito bons de assistir. Vamos aguardar a estreia de X-Men’97 no outono desse ano, e também esperar por informações novas na SDCC 2023.
Sobre o autor:
Este texto foi escrito por Abílio Luxdêi.
Abílio Luxdêi é estudante de Artes Visuais e Teologia. No momento, aluno de intercambio no Xavier’s School for gifted youngsters.